Historia da Capela da
Urgeira

Na Capela da Sr.ª da Saúde, outrora capela do Sr. do Calvário existem as seguintes imagens: Sr.ª da Saúde, Sr.ª das Dores, Sr.ª de Fátima, San Sebastião, Santo António, Sagrado Coração Jesus, Menino Jesus e Santa Luzia estas imagens são as saem no dia da procissão, existem ainda, Sr.ª da Saúde nova, Sr.ª de Fátima velha, Santa Margarida, San Lourenço, San Vicente, Sr. da Luz e o Sr. do Calvário.
Como veio parar a Senhora da Saúde à Urgeira? Com os dados recolhidos consta-se e dizem que é verdade, apareceu uma imagem embrulhada em trapos num monte de lixo no lugar do Sr. dos Loges no fundo da Urgeira, uma velhinha que ali morava mexendo no lixo encontrou aquilo a que ela chamava boneca e dormia com ela. Na Urgeira existiam um grupo de pescadores que ali passava todos os dias, e a velhinha contava-lhes a historia verdadeira da dita boneca, os pescadores malandrecos, quiseram ver de que boneca se tratava e um dia aproveitando o sono pesado da velhinha roubaram-lhe a dita boneca, e repararam-se com uma linda imagem, dias depois resolveram falar com o pároco da altura, e puseram na capela a dita imagem a qual puseram o nome de Senhora da Saúde como era mais fácil de dizer naquela época em vez da capela do Senhor do Calvário, de acordo com o pároco começaram a chamar à dita capela, a capela da Senhora da Saúde, cuja festa se realiza no primeiro Domingo de Agosto.
Esta capela foi completamente restaurada entre Outubro de 2008 e Maio de 2009, visitem a Urgeira e a sua capela é digna de se ver.